quarta-feira, 15 de junho de 2016

MATURIDADE E TRABALHO EM EQUIPE

MATURIDADE: A FALTA DE RESPONSABILIDADE!
 
 
 

Maturidade dentro do terreiro NÃO SE LIMITA A IDADE. Eu posso ter um jovem fofoqueiro, quanto um idoso fofoqueiro. Eu posso ter um jovem com ótimos guias em terra, como posso ter um idoso com ótimos guias em terra. Eu posso ter um jovem descomprometido, como posso ter um idoso descomprometido. O que traduz a MATURIDADE É A RESPONSABILIDADE. As atitudes vão nos dizer quem é quem, independente de idade ou tempo de casa. 

A falta de maturidade pode ser mais um empecilho para o processo de incorporação. Como podemos dar ao outro aquilo que não temos em nós mesmos? Como é possível ajudar a evolução da maturidade alheia se a nossa não está em dia? Atitudes imaturas entristecem os guias e aos Orixás de modo que eles acabam se afastando de nós. Um bom exercício para vermos se estamos sendo MADUROS dentro do terreiro, é olhar as nossas atitudes. Elas certamente falarão por nós! Um filho de santo pode enganar até mesmo a matéria do dirigente da casa, mas não pode enganar aos guias e aos Orixás. Umbanda é responsabilidade e não um jogo, passatempo ou campeonato. A maturidade exige uma transformação de dentro para fora e muda completamente a forma como vemos o mundo.






TRABALHO EM EQUIPE: ATUAR COM PESSOAS E NÃO CONTRA PESSOAS!

Terreiro é uma família e como tal, não escolhemos os personagens. Tanto é que tem uma letra de Oxalá que diz assim "Oxalá nos guiou, Oxalá nos Uniu, semeou o amor, e a tristeza sumiu". Ao chegar em um terreiro ou ao chegar uma pessoa nova, temos em ambas as situações (veterano ou novato) que acolher, ser acolhido e nos adaptar uns aos outros. 

Você pode ter certeza que se você é eletista, você está desagradando o seu guia, pois ele em si não é!!!! Imagine para um guia evoluído ter que descer em um corpo de atitudes sujas, como por exemplo, o Bulling. Sim, bulling! 

- Fazer brincadeiras sem graça, expositivas ou desrespeitosa;
- Fazer exclusão de pessoas;
- Ter preferencialismo dentro do terreiro para com quem desempenhará determinada atividade;
- Etc.

Nenhum comentário: