terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dica importante para elevação do nosso trabalho espiritual...

NINGUEM É MELHOR QUE NINGUEM


Um pequeno alerta àqueles que se acham superiores aos demais...
Incluo isso na nossa convivência espiritual, no nosso dia-a-dia. Não importa o período o qual convivemos, não importa se a entidade do fulano dança mais que a do ciclano... não importa se a roupa da fulana possui mais brilho que a da outra... Não importa se a unha daquela está mais bonita, ou se o cabelo está liso ou cacheado que vai fazer com que um seja melhor que o outro. Ninguém é melhor que ninguém, somos todos iguais. Cada um possui uma tarefa dentro do Centro de Umbanda, assim como cada um possui uma profissão e todas elas são importante para o andamento e sucesso do nosso dia-a-dia...



NINGUEM É MELHOR QUE NINGUEM
Marcial Salaverry

"Tentando contradizer a esta máxima, que afirma que ninguem deverá se julgar melhor que outrem, existem muitas pessoas que se julgam sempre merecedoras de uma atenção especial, acreditando-se superiores aos demais mortais, julgando que estes apenas devem ter o prazer de aplaudi-los.
Pensam que, por terem uma cultura aprimorada, nada mais devem aprender e os demais apenas podem beber nas águas de sua sabedoria, que nunca estão disponiveis, mas na verdade,  muitas vezes sequer tem essa cultura toda, mas mesmo assim se julgam donos da verdade.
Desfilam sua empáfia onde quer que se apresentem, e quem se atrever a não reverenciá-los, merece castigo severo...
Esquecem-se de sua condição de mortais, o que implica na falibilidade, já que apenas a Deus pode ser atribuída a infalibilidade (e há quem discuta...).
Esquecem-se de que todos sempre estamos aprendendo algo de alguém, e por vezes, de quem menos se espera, recebemos grandes lições de vida e de humildade.
Esquecem-se principalmente de que todos precisam de todos. Cada qual em sua especialidade tem que ser respeitado, desde o coletor de lixo, até o Presidente da Republica. Cabendo uma ressalva, pois será muito mais notada a falta do coletor de lixo, do que do presidente, principalmente de certo presidente...
L'Inconnue passou-me um email, onde dizia o seguinte:
"Olhe pensei numa mensagem, que gostaria que você analisasse com carinho. Há lugar para todas as estrelas brilharem no céu, e mesmo aquelas que brilham mais, nada seriam se estivessem solitárias, mesmo o sol, em sua grandeza, não pode brilhar infinitamente, eis que precisamos da chuva para regar a vida na terra. Por que será que algumas pessoas querem brilhar sozinhas? Por que será que essas pessoas, que com certeza, tem sua parcela de importância intransferível, acham que os outros devem ter menos importância que elas? Não há lugar para todos? Não sou perfeita, não sou mesmo, nem gostaria de ser, mas graças a Deus fico feliz, de fato, quando vejo alguém conseguir vencer, e quando este alguém é conhecido, amigo, melhor ainda."
Sem qualquer sombra de dúvida, uma pequena aula de humildade que deveria ser bem aprendida, e apreendida por todos aqueles que se julgam superiores aos demais.
As estrelas solitárias tendem a isolar-se, pois não conseguem manter-se em uma coletividade, já que ninguém gosta de ser espezinhado. É importante saber respeitar para ser respeitado.
A essas sumidades, atrevo-me a fazer uma sugestão (jamais poderia atrever-me a dar-lhes um conselho), qual seja sempre que estiver em contato com alguém que não tenha o mesmo nível, seja de cultura, seja de conhecimentos práticos, seja do que for, esse alguém ser-lhe-á grato se, ao invés de menosprezar sua inferioridade, que procure ensinar-lhe o que sabe.
Dividindo seus conhecimentos, estarão ajudando esse alguém a melhorar e isso, sim, seria usar adequadamente suas melhores condições.
Ocorre que a essas "estrelas solitárias", não lhes interessa ajudar quem quer que seja a subir, a melhorar seus conhecimentos, pois acreditam que enquanto estiver em nível inferior, o estará bajulando e dele estará precisando. É uma maneira bem egoísta de ver a vida.
Acredito que o conhecimento dividido sempre acabará se ampliando."


Axé!!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA INCIANTES



PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA INCIANTES

1 – Como funciona a mediunidade consciente?
O médium capta o fluxo mental do Espírito, gerando idéias e sensações, como se houvesse a intromissão de outra mente em sua intimidade; como se estivesse a conversar com alguém, dentro de si mesmo.

02 – Ouve uma voz?
Seria fácil, mas não é bem assim. Idéias surgem, misturando-se com as suas, como se fossem dele próprio.

03 – Parece complicado…
E é, sem dúvida, principalmente para médiuns iniciantes, que não distinguem o que é deles e o que é do Espírito. Muitos abandonam a prática mediúnica, em face dessa incerteza, que é perturbadora.

04 – Como resolver esse problema?
É preciso confiar e dar vazão às idéias que lhe vêm à cabeça, ainda que pareçam embaralhadas, em princípio. Geralmente a mediunidade é desenvolvida a partir da manifestação de Espíritos sofredores, o que é mais simples. Não exige maior concatenação de idéias ou esforço de raciocínio. Cumpre-lhe, em princípio, apenas exprimir as sensações e sentimentos que o Espírito lhe passa.

05 – Qual o conselho para o médium que enfrenta esse impasse?
Sentindo crescer dentro de si o fluxo de sensações e pensamentos, que tomam corpo independente de sua vontade, comece a falar, sem preocupar-se em saber se é seu ou do Espírito. A partir daí o fluxo irá se ajustando. É como o motorista inexperiente na direção de um automóvel. Em princípio há solavancos, mas logo se ajusta.

06 – O que pode ser feito para ajudar o médium iniciante?
A participação dos irmãos do Terreiro é importante. O médium, nessa situação inicial, fica fragilizado. Sente-se vulnerável e constrangido. Qualquer hostilidade ou pensamento crítico dos irmãos, revelando desconhecimento do processo, poderá afetá-lo.
07 – Seria razoável aplicar passes no médium iniciante, em dificuldade para iniciar a manifestação?
O passe pode ajudar, mas devemos ser econômicos na sua utilização, a fim de evitar condicionamentos. Há médiuns que esperam pela intervenção do Pai, Mãe ou irmão no Santo, aplicando-lhes passes, a fim de iniciar seu trabalho.

08 – As manifestações de médiuns iniciantes são, não raro, repetitivas. Como devem agir o Pai ou Mãe e Irmãos no Santo no Terreiro?
Cultivar a compreensão e a boa vontade, considerando que o animismo, a intervenção do próprio médium, é expressivo nessa etapa do desenvolvimento. Aos poucos ele irá se ajustando, aprendendo a distinguir melhor entre suas idéias e as do Espírito.

09 – Vemos, com freqüência, médiuns dotados de razoáveis faculdades mediúnicas desistirem do compromisso. Há algum prejuízo?
A sensibilidade mediúnica não funciona apenas nas Giras. Está sempre presente. É na prática mediúnica, com os estudos e disciplinas que lhe são inerentes, que o médium garante recursos para manter o próprio equilíbrio. Afastado, pode cair em perturbações e desajustes.

10 – É um castigo?
Não se trata disso. O problema está na própria sensibilidade que, não controlada pelo exercício, situa o médium à mercê de influências negativas, nos ambientes em que circule, e de entidades perturbadas que se aproximam.

11 – Mas esse problema não está presente na vida de todos nós? Não vivemos rodeados de Espíritos perturbados e perturbadores?
Sim, e bem sabemos quantos problemas são decorrentes dessa situação, por total ignorância das pessoas em relação ao assunto. No médium afastado da prática mediúnica é mais sério, porquanto, em face de sua sensibilidade, ele sofre um impacto maior, com repercussões negativas em seu psiquismo.

12 – E se o médium, não obstante afastado da prática mediúnica, for uma pessoa de boa índole, caridosa, afável, bem sintonizada?
Com semelhante comportamento poderá manter relativa estabilidade, mas é preciso considerar que a mediunidade não é um acidente biológico. Ninguém nasce médium por acaso. Há compromissos que lhe são inerentes.

13 – O médium vem programado para essa tarefa…
Sim. Trata-se de um compromisso assumido na espiritualidade. Há um investimento no candidato à mediunidade, relacionado com estudos, planejamento, adequação do corpo. Tudo isso envolve diligentes cuidados dos mentores espirituais. Imaginemos uma empresa investindo na preparação de um funcionário para determinada função. Depois de tudo, será razoável ele dizer que não está interessado?
14- Mas não é contraproducente o médium participar de trabalhos mediúnicos como quem cumpre uma obrigação ou um contrato preestabelecido, temendo sanções?
As sanções serão de sua própria consciência, que lhe cobrará, mais cedo ou mais tarde, pela omissão. Para evitar essa situação é que os médiuns devem estudar a Doutrina, participando de estudos e lendo a respeito da mediunidade, a Doutrina Espírita é a melhor opção para conhecer sobre a mediunidade, mas esta deve ser direcionada pelo Pai ou Mãe no Santo, assim estará assimilando conhecimento e podendo debater a respeito.

15 – E se há impedimentos ponderáveis? Filhos a cuidar, cônjuge difícil, profissão, saúde…
Eventualmente isso pode acontecer, por algum tempo. O problema maior, entretanto, está no próprio médium que, geralmente, tenta justificar a sua omissão. Altamente improvável que a espiritualidade lhe outorgasse a mediunidade, sem dar-lhe condições para exercê-la.

16 – E quando a participação do médium gera conturbações no lar, a partir de um posicionamento intransigente do consorte?
Lamentável o casamento em que marido ou mulher pretende criar embaraços à atividade religiosa do cônjuge. É inconcebível! Onde ficam o diálogo, a compreensão, o respeito às convicções alheias? De qualquer forma, embora tal situação possa justificar a ausência do médium, não o eximirá dos problemas inerentes à mediunidade não exercitada.

17 – É difícil encontrar pessoas que guardam perfeita estabilidade emocional e física. Tem algo a ver com a sensibilidade mediúnica?
Tem tudo a ver. Vivemos mergulhados num oceano de vibrações mentais, emitidas por Espíritos encarnados e desencarnados. Assim como podemos ser contaminados por vírus e bactérias, também sofremos contaminações espirituais que geram alterações em nossos estados de ânimo.

18 – Isso explica por que as pessoas tendem a ficar deprimidas num velório e felizes num casamento?
Sem dúvida. O ambiente e as situações exercem grande influência. Lembro-me da morte de Aírton Senna. Provocou imensa comoção popular, até naqueles que não acompanhavam suas proezas no automobilismo. A emoção se expande e pode envolver multidões.

19 – Explica, também, as atrocidades cometidas por soldados, numa guerra?
A guerra produz lamentáveis epidemias de maldade, em face de nossa inferioridade. A crueldade tem livre acesso em corações ainda dominados pelos impulsos instintivos da animalidade. Propaga-se com a rapidez de um rastilho de pólvora.

20 – No lar parece acontecer algo semelhante, quando as pessoas perdem o controle e se agridem com gritos e palavrões, descendo não raro à agressão física…
Em nenhum outro lugar demonstramos com maior propriedade nossa inferioridade. No lar rompe-se o verniz social. As pessoas mostram o que são. Como não há santos na Terra, conturba-se o ambiente, favorecendo contaminações de agressividade, que envolvem os membros da casa.

21 – Como evitar isso?
É preciso desenvolver e fortalecer defesas espirituais, elevando nosso padrão vibratório, sintonizando numa freqüência que nos coloque acima das perturbações do ambiente.

22 – Como funciona essa questão da sintonia?
Tomemos, por exemplo, as ondas hertzianas, nas transmissões radiofônicas. Elas se expandem dentro de freqüência específica. Para ouvir determinada emissora giramos o dial e a sintonizamos. Nossa mente é um poderoso emissor e receptor de vibrações e tendemos a sintonizar com multidões que se afinam mentalmente conosco.

23 – Que providências devemos tomar para uma sintonia saudável?
Consideremos, em princípio, que ela é determinada pela natureza de nossos pensamentos. Lembrando o velho ditado “dize-me com quem andas e te direi quem és “, podemos afirmar “dize-me a natureza de teus pensamentos e te direi que influências irás assimilar”.

24 – Isso significa que equilíbrio e desequilíbrio, paz ou inquietação, alegria ou tristeza, agressividade ou mansuetude, dependem, essencialmente, de nós?
Exatamente. Embora nossos problemas físicos e psíquicos possam ser amplificados por influências ambientes, a origem deles está em nossa maneira de pensar e agir. Se quisermos o Bem em nossa vida, é fundamental que pensemos e realizemos o Bem.

25 – Que livros você indicaria para um iniciante?
É preciso levar em consideração a cultura e a familiaridade da pessoa com a literatura. Se for alguém habituado, com facilidade de concentração, deve ler, inicialmente, O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e O Evangelho Segundo o Espiritismo. Nessas três obras de Allan Kardec, temos, na mesma ordem, o tríplice aspecto do Espiritismo: Filosofia, Ciência e Religião, estes nasceram não para a Religião Espiritismo e sim para todos que crêem na existência dos espíritos, mas para aceitação inicial da espiritualidade e conhecimento especifico dentro da Umbanda, cabe ao iniciante conhecer Tambores de Angola, Aruanda de Robson Pinheiros, nos dá uma noção da Umbanda no Astral Superior, não esquecendo de forma alguma informar ao seu Pai ou Mãe no Santo, sobre seus estudos, pois este estará disposto a lhe responder futuras dúvidas a respeito de seu estudo, infelizmente a Umbanda ainda não existe um livro que possamos pegá-lo como base de estudo para todos, pois a verdade dos Terreiros de Umbanda é que cada Casa atribui sua Doutrina e esta deve ser respeitada pelo iniciante, damos sempre como base a Doutrina Espírita, pois a mesma nasceu para ensinar a todos sobre a Espiritualidade.

26 – O que é o animismo?
Na prática mediúnica é algo da alma do próprio médium, interferindo no intercâmbio. Kardec empregou o termo sonambulismo, explicando, em Obras Póstumas, quando trata da manifestação dos Espíritos, item 46: O sonâmbulo age sob a influência do seu próprio Espírito; sua própria alma é que, em momentos de emancipação, vê, ouve e percebe além dos limites dos sentidos. O que ele exprime, haure-o de si mesmo…

27 – O animismo está sempre presente nas manifestações?
O médium não é um telefone. Ele capta o fluxo mental da entidade e o transmite, utilizando-se de seus próprios recursos. Sempre haverá algo dele mesmo, principalmente se for iniciante, com dificuldade para distinguir entre o que é seu e o que vem do Espírito.

28 – Existe um percentual envolvendo o animismo na comunicação? Digamos, algo como quarenta por cento do médium e sessenta por cento do Espírito?
Se o animismo faz parte do processo mediúnico, sempre haverá um porcentual a ser considerado, não fixo, mas variável, envolvendo o grau de desenvolvimento do médium. Geralmente os iniciantes colocam mais de si mesmos na comunicação. Quando experientes, tendem a interferir menos.

29 – Pode ocorrer uma manifestação essencialmente anímica, sem que o próprio médium perceba?
É comum acontecer, quando está sob tensão nervosa, em dificuldade para lidar com determinados problemas de ordem particular. As emoções tendem a interferir e ele acaba transmitindo algo de suas próprias angústias, em suposta manifestação.

30 – Seria uma mistificação?
Não, porque não há intencionalidade. O médium não está tentando enganar ninguém. É vítima de seus próprios desajustes e nem mesmo tem consciência do que está acontecendo.

31 – E o que deve fazer o Pai/Mãe no Santo quando percebe que um Filho no Santo está entrando nessa faixa?
É preciso cuidado. O Pai/Mãe no Santo menos avisado pode enxergar animismo onde não existe. Se a experiência lhe disser que realmente está acontecendo, deve conversar com o médium, em particular, saber de seus problemas e encaminhá-lo às giras de desenvolvimento e ou tratamento espiritual. Toda a atenção dos Pais/Mães no Santo devem ser direcionada a este Filho e estar atento a esta mediunidade, é comum percebermos que pela ignorância (do saber) é mais fácil deixá-lo de lado, ou ainda excluí-lo do corpo mediúnico, muitas das vezes estes são execrados dos Terreiros, não por ser um animista e sim pelo desconhecimento do Pai/Mãe no Santo sobre o assunto. Se persistir o problema, o médium deve ser orientado a participar das giras como suporte, auxiliando nos trabalhos.

32 – Quando é que o Pai/Mãe no Santo deve preocupar-se com o animismo?
Quando ocorre a manifestação de um espírito que se diz orientador. É preciso passar o que diz pelo crivo da razão, distinguindo não apenas um possível animismo, mas, também, uma mistificação do Espírito comunicante.

33 – O médium que se sinta enfermo deve resguardar-se, deixando de comparecer à gira?
Depende do tipo de problema que esteja enfrentando. Se fortemente gripado, febril, é conveniente que se ausente, resguardando também os irmãos, que podem contrair seu mal. Mas há sintomas físicos e psíquicos que apenas revelam a proximidade de Espírito sofredor, não raro trazido pelos mentores espirituais para um contato inicial, a favorecer a manifestação.

34 – Nesse caso, mesmo não se sentindo bem, o médium deve comparecer?
Sim, porque o que está sentindo é parte de seu trabalho, exprimindo as angústias e sensações do Espírito, relacionadas com a doença ou os problemas que enfrentou na vida física.

35 – Isso significa que uma dor na perna, por exemplo, pode ter origem espiritual?
É comum. Acontece principalmente com o médium que tem sensibilidade mais dilatada. Ao transmitir a manifestação de um Espírito que desencarnou por problema circulatório, cuja perna gangrenou, tenderá a sentir dor semelhante, não raro antes da reunião, devido à aproximação da entidade.

36 – Ocorre o mesmo em relação às emoções?
É freqüente. Sintonizado com o Espírito, o médium capta o que vai em seu íntimo. Se a entidade sente-se atormentada, aflita, tensa, nervosa ou angustiada, experimentará algo dessas emoções.

37 – E se o médium, imaginando que esses sintomas físicos e emocionais estão relacionados com seus próprios problemas, decide não comparecer à reunião?
Se alguém nos confia um doente para levá-lo ao hospital, e decidimos instalá-lo em nossa casa, assumiremos o ônus de cuidar dele. Certamente nos dará muito trabalho, principalmente se for um doente mental.

38 – É possível que essa ligação com entidades perturbadas ocorra independentemente da iniciativa dos mentores espirituais?
É o que mais acontece. Vivemos rodeados por Espíritos destrambelhados, sem nenhuma noção da vida espiritual, que se agarram aos homens, como náufragos numa tábua de salvação. Nem é necessário ter mediunidade ostensiva. Todos estamos sujeitos a sofrer essa influência.

39 – Digamos que o médium receba influência dessa natureza na segunda-feira e só comparecerá ao Terreiro no sábado. Sofrerá durante a semana toda?
Com a experiência e a dedicação ao estudo ele aprenderá a lidar com esse problema, cultivando a oração e dialogando intimamente com a entidade que, com o concurso de mentores espirituais, será amparada.

40 – Devemos informar a esse respeito pessoas que procuram o Terreiro, perturbadas por tais aproximações?
É preciso cuidado. Pessoas suscetíveis, que guardam idéias equivocadas, relacionadas com influências demoníacas, podem apavorar-se. Nunca mais porão os pés no Terreiro.



terça-feira, 4 de setembro de 2012

FRENTES PARA EXUS, CABOCLOS E PRETOS VELHOS

FRENTES PARA OBRIGAÇÃO:

EXÚS:
CORES EXÚ DE ALMAS: VERMELHA, PRETA E BRANCA
CORES EXÚ DE CRUZEIRO: VERMELHO E PRETO
DOMÍNIOS: ENCRUZILHADAS E CEMITÉRIOS
CONTA: 7 (SETE) OU MÚLTIPLOS – DIA DA SEMANA: SEGUNDA-FEIRA
FRENTE: MILHO (TORRADO) – PIPOCAS – 7 BATATAS MIÚDAS ASSADAS – OPETÉS DE CHAVE E PIRÂMIDE – CARNE CRUA
BEBIDAS: CACHAÇA, WISKY, VERMUTES E DERIVADOS

FUMO: CIGARROS, CHARUTOS E CACHIMBOS

OMULÚ:
CORES: PRETO – BRANCO – LILÁS (EVENTUALMENTE)
DOMÍNIOS: CEMITÉRIOS
CONTA: 7 E 9 - DIAS DA SEMANA: SEGUNDA E QUARTA-FEIRA
FRENTE: MILHO (TORRADO) – PIPOCA – AMENDOIM (TORRADO) – FEIJÃO PRETO (TORRADO) – 7 BATATAS MIÚDAS ASSADAS
BEBIDA: CACHAÇA
FUMO: CIGARROS E CHARUTOS
VELA: VELA DE CEBO


POMBA GIRAS:
CORES GIRAS DE ALMAS: PRETA E BRANCA EM ALGUNS CASOS PRETO E LILÁS
CORES GIRAS DE CRUZEIRO: VERMELHO E PRETO
DOMÍNIOS: CRUZEIROS DE “T” (FECHADOS) E CEMITÉRIOS
CONTA: 7 (SETE) OU MÚLTIPLOS – DIA DA SEMANA: SEGUNDA-FEIRA
FRENTE: MILHO (TORRADO) – PIPOCAS – 7 BATATAS MIÚDAS ASSADAS – OPETÉS DE PIRÂMIDE E CORAÇÕES – BOMBONS – MAÇA VERMELHA – ROSAS VERMELHAS
BEBIDAS: CHAMPANHAS, VERMUTES, ANIS E DERIVADOS
FUMO: CIGARROS E CIGARRILHAS

OGUM:
CORES OGUM DE MATA: VERMELHO-VERDE-BRANCO
CORES OGUM DE ÁGUA: VERMELHO-VERDE-BRANCO E AZUL CLARO
CORES DE OGUM DE RUA: VERMELHO- VERDE- BRANCO E PRETO
SINCRETISMO CATÓLICO: SÃO JORGE
DOMÍNIOS: CAMINHOS, ESTRADAS E ENCRUZILHADAS
CONTA: 7 OU MÚLTIPLOS – DIA DA SEMANA: QUINTA-FEIRA
FRENTE: COSTELA DE GADO C/ 3 OU 7 OSSOS ASSADA – PIPOCA – MIÃ-MIÃ (FARINHA DE MANDIOCA COM DENDÊ) – 7 RODELAS DE LARANJA.
BEBIDA: CERVEJA
FUMO: CIGARRO OU CHARUTOS

IANSÃ:
CORES: VERMELHO E BRANCO
SINCRETISMO CATÓLICO: SANTA BÁRBARA
CONTA: 7 OU MÚLTIPLOS – DIA DA SEMANA: TERÇA-FEIRA
DOMÍNIO: MORROS E MATAS.
FRENTE: PIPOCA – 1 MAÇÃ VERMELHA – 7 RODELAS DE BATATA-DOCE (FRITA)
BEBIDA: GUARANÁ
FUMO: CIGARRO


XANGÔ:
CORES: BRANCO E VERMELHO
SINCRETISMO CATÓLICO: SÃO JERÔNIMO, SÃO MIGUEL ARCANJO E SÃO JOÃO BATISTA
CONTA: 06 OU MÚLTIPLOS - DIA DA SEMANA: TERÇA-FEIRA
DOMÍNIO: PEDREIRAS
FRENTE: AMALÁ (PIRÃO DE FARINHA DE MANDIOCA, CARNE DE PEITO PICADA E COZIDA REFOGADA COM MOSTARDA (VERDURA), 6 BANANAS CATARINAS E 1 MAÇA VERMELHA
BEBIDA: CERVEJA PRETA
FUMO: CIGARRO E CHARUTO


OXÓSSI:
CORES: VERDE E BRANCO
SINCRETISMO CATÓLICO: SÃO SEBASTIÃO
CONTA: 7 OU MÚLTIPLOS - DIA DA SEMANA: QUARTA-FEIRA
DOMÍNIOS: MATAS
FRENTE: COSTELA DE PORCO COM 7 OU MÚLTIPLOS ASSADA – MIÃ-MIÃ DE FARINHA DE MANDIOCA COM DENDÊ) – FOLHAS DE ALFACE
BEBIDA: VINHO TINTO
FUMO: CIGARRO OU CHARUTO

JUREMA, JUPIRA, JANDIRA E GUACIRA (CABOCLAS DE MATA EM GERAL):
CORES: VERDE E AMARELO
CONTA: 07 – DIA DA SEMANA: QUARTA-FEIRA
DOMÍNIOS: MATAS
FRENTE: CANJICA AMARELA REFOGADA COM DENDÊ E TEMPERO VERDE, 7 TIRAS DE COCO.
BEBIDA: GUARANÁ
FUMO: CIGARRO


PRETOS-VELHOS:
CORES: ROSA E BRANCO
CONTA: 08 - DIA DA SEMANA: QUARTA-FEIRA
DOMÍNIOS: MATAS E CAMPINAS
FRENTE: FEIJÃO MEXIDO, RAPADURAS, BATATA DOCE COZIDA, POLENTA, COUVE COM FAROFA, LINGUIÇA COM FAROFA, ARROZ DE LEITE, OVOS COZIDOS.
BEBIDAS: CACHAÇA COM MEL E VINHO ROSÊ SUAVE
FUMO: CIGARROS E PALHEIROS


COSME E DAMIÃO:
CORES: ROSA, AZUL E BRANCO
CONTA: 08 - DIA DA SEMANA: TERÇAS E QUARTAS-FEIRA
DOMÍNIOS: PRAÇAS, MATAS E CAMPINAS
FRENTE: DOCES EM GERAL (BALAS, PIRULITOS, PIPOCA DOCE, MERENGUES, COCADAS, QUINDINS, RAPADURAS E GULOSEIMAS NO GERAL), FRUTAS, BICOS, MAMADEIRAS E BRINQUEDOS
BEBIDAS: GUARANÁ

MAMÃE OXUM:
CORES: AMARELO
CONTA: 08 - DIA DA SEMANA: SÁBADO
DOMÍNIOS: ÁGUAS DOCES (RIOS, LAGOS E CACHOEIRAS)
FRENTE: CANGICA AMARELA, MEL, 8 QUINDINS, ESPELHO E PENTE AMARELOS, FLORES AMARELAS
BEBIDAS: GUARANÁ

MÃE IEMANJÁ, SEREIAS E INDAIÁS:
CORES: AZUL CLARO
CONTA: 08 - DIA DA SEMANA: SEXTA-FEIRA
DOMÍNIOS: ÁGUAS SALGADAS (MAR E OCEANO)
FRENTE: CANJICA BRANCA, 8 COCADAS, MEL, PENTE E ESPELHO AZUL, FLORES BRANCAS OU AZUIS
BEBIDAS: GUARANÁ OU CHAMPANHA FRIZANTE

PAI OXALÁ:
CORES: BRANCO
CONTA: 08 - DIA DA SEMANA: DOMINGO
DOMÍNIOS: ÁGUAS SALGADAS E DOCES
FRENTE: CANJICA BRANCA, 8 MERENGUES, MEL E FLORES BRANCAS.
BEBIDAS: ÁGUA DE COCO.



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DANDO INÍCIO AOS TRABALHOS...

SEGUE O NOSSO REPERTÓRIO PARA ABERTURA DAS SESSÕES:



Abertura da Sessão:

Pai Nosso:
“Pai nosso que estais no céu;
Santificado seja o Vosso Santo e Sagrado nome;
Venha a nós ao Vosso Reino;
Seja feita Pai a Vossa vontade;
Assim na terra como no espaço e em todos os mundos habitados.
Dai-nos hoje Senhor, o pão do corpo e da alma;
Não deixeis cobrir as tentações da matéria e dos maus espíritos;
E enviai-nos, Senhor, o raios de Vossa Santa e Divina Luz!”
Que assim seja!

“Santo Antônio, que é de Ouro Fino,
Suspende a bandeira e vamos trabalhar; (bis)
Com a chave de São Pedro, vamos abrir nossos trabalhos;
Salve o povo de aruanda, São Jorge é o nosso defensor (bis).”

“Oxalá, meu pai, Tenha pena de nós, tenha dó,
Se a volta do mundo é grande seus poderes são maiores.”

Hino da Umbanda:
Refletiu a luz divina,
Com todo seu esplendor,
E é no reino de Oxalá, onde há paz e amor;
Luz que refletiu na terra, luz que refletiu no mar
Luz que veio de Aruanda, para tudo iluminar.
A Umbanda é paz e amor, é um mundo cheio de luz,
É a força que nos dá vida e a grandeza nos conduz.
Avante filhos de fé, como a nossa lei não há...
Levando ao mundo inteiro a Bandeira de Oxalá ! (bis)

“Está iluminada a nossa Umbanda;
Está iluminado este congá . (bis)
Ogum da Lua, sabe o que eu faço;
Ogum da Lua ilumina os caminhos por onde eu passo. (bis)”

“Na porta da calunga eu vi, eu vi;
Um moço bonito a caminhar (bis)
Calunga nanarauê, Calunga de Ogum Megê.” (bis)

Cacique a sua luz já brilho; (bis)
Brilha devagar, com Amor, Verdade e Justiça;
Oxalá, meu pai; Mãe Iemanjá, vem me ajudar;
Ogum Iara, Ogum Beira-Mar. (bis)

Pai Ogum Bandeira:
Ogum olha a sua bandeira, se ela é branca, verde ou encarnada;
Ogum nos campos de batalha, ele venceu a guerra e não perdeu soldado. (bis)

Pai Ogum da Lua:
Ogum da Lua mora na mata escura,
Sentado no toco ele olha e vê a lua; (bis)
Uma cobra venenosa sucuri assobiou,
Ogum da Lua, ele é o vencedor (bis).

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"CONSULTA NA UMBANDA É COISA SÉRIA"



"Existem muitas pessoas que vêm perguntar aos guias sobre assuntos os mais variados: saúde, vida sentimental, vida material e até mesmo vida espiritual. Querem emprego, namorados, dinheiro, posição. Querem se livrar dos inimigos, dos aborrecimentos; querem ganhar na loteria, saber do marido ou mulher e com quem andam. Querem que os guias dêem respostas para qualquer pergunta por mais indiscreta e complicada que seja e que, além disso, resolva rapidamente as situações mais escabrosas, os problemas mais difíceis. NADA DISSO É SÉRIO.
Consulta na Umbanda é esclarecimento, conselho amigo e sábio dado por um guia de Luz e que enxerga longe para ajudar a quem necessita, para caminhar na estrada difícil da escola da vida.
Para guiá-lo para a luz.
O médium que dá consultas, quando incorporado com seus guias, assume uma grande responsabilidade para com a pessoa atendida.
Essa tem, habitualmente, propensão para acreditar cegamente em tudo o que ouve do médium incorporado.
Uma palavra leviana pode ter consequências gravíssimas e irremediáveis, pode levar a erros e injustiças, pode afastar o consulente do caminho da luz, pode provocar dramas.
Alguns assuntos são espinhosos, saúde por exemplo:
médium não é médico, logo não tem direito de diagnosticar nem receitar remédio de farmácia.
Os Guias verificam se a doença é de origem espiritual ou material e, então, aconselham o paciente, porém, sem ter a pretensão de substituir o médico da Terra. Só Ela pode fazer algo.
Alguns guias receitam banhos de ervas ou chás.
Para estes últimos é preciso muito cuidado e o médium responsável deve conhecer bem as ervas receitadas para evitar possíveis aborrecimentos ou acidentes.

- Em todos os casos, temos que encarar os seguintes fatos:
os guias, por mais esclarecidos e evoluídos que sejam, não são infalíveis nem dotados do conhecimento integral de tudo que acontece no Universo. O saber de cada guia é fator de sua evolução. Os guias podem ignorar ou não ter licença para dizer certas coisas. Ora, uma Entidade de luz é disciplinada e prefere calar-se a dizer o que não deve.
No que se trata de bens materiais, o assunto é complexo, a maioria dos guias prefere ajudar sem falar, por vários motivos:

-a pessoa está na Terra para aprender uma lição de vida
– a mãe pode ajudar o filho e explicar o dever de casa, mas não pode fazê-lo.

A pessoa tem que lutar para conseguir o que deseja e ela tem um carma a pagar.
Numa prova cármica, em regra geral, ninguém pode interferir.
Muitas vezes o pedido formulado é altamente prejudicial à evolução espiritual do consulente, ou à sua felicidade material futura.

Os guias preferem ouvir os pedidos em silêncio para poder agir em seguida da melhor forma.
Não devemos esquecer que o guia não é oniciente.
Ele corre gira para ficar ciente de todas as circunstâncias.
Ele também não é todo-poderoso.
Só pode dar com licença do Alto e conforme o merecimento de cada um.
Há pedidos sobre o futuro aos quais nem sempre o guia pode responder, o futuro é aleatório e seu conhecimento não é aberto a todos.

Estamos lançados numa trajetória porém temos livre-arbítrio e podemos nos desviar dela.

Algumas perguntas não passam de fofocas e os guias não tem tempo a perder com este gênero.

A parte espiritual é que justifica a existência das consultas.

Um guia que está dando passe não precisa conversar para saber do que é que a pessoa necessita; nem precisa colocar seu médium a par dos problemas que a afligem.
Ele vai ajudar no que for possível.
A utilidade da consulta vem da necessidade que as pessoas têm de contar seus problemas a um amigo discreto, compreensivo e que pode lhe dar bons conselhos, esclarecendo dúvidas, ajudando de fato, explicando, encorajando, consolando.
As pessoas precisam de um ouvido atento, de um amparo afetivo.
Necessitam poder se abrir sem constrangimento.
Tudo isso elas encontram na figura amiga dos guias.”

- O médium deve vivenciar a síntese da Sabedoria:

1- FÉ no Poder Eterno da Vida;
2- ESPERANÇA de atingir a perfeição;
3- CARIDADE para retribuir a Misericórdia do Alto;
4- PAZ para sentir a Harmonia da Lei que rege os Espaços;
5- AMOR para com todos os seres e para com todas as forças da Natureza;
6- SABEDORIA como humildade, reconhecendo que somente Deus é possuidor da Sabedoria Divina;
7- CRISTO como presença íntima em nosso coração;
8- COMPREENSÃO - por saber que os seres atuam em planos diferentes de entendimento;
9- SERVIÇO – reconhecendo de que deve colocar-se como servo do Mestre e nunca como senhor;
10- VIGILÂNCIA – observação das falhas que lhe são próprias, antes da constatação dos erros alheios;
11- HUMILDADE – todas as tarefas são importantes e feitas para Aquele que é maior do que todos os companheiros;
12- DAR – sem pensar em receber, agradecendo."

Fonte: Comunidade Umbanda Querida

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Se você é um médium....

 
"Se você é um médium que, ao terminar os trabalhos, sente uma alegria enorme não se importando se trabalhou incorporado ou se “apenas” ajudou na organização da casa.

Se você sente-se honrado por ter a oportunidade de sentir a presença dos maravilhosos Pretos Velhos que, com sua grande humildade e sabedoria, conseguem recolher as lágrimas mais profundas de nossos irmãos; ou dos Caboclos para quem emprestamos nossos singelos braços para que eles possam abraçar nossos irmãos e assim torná-los fortes e guerreiros;  ou ainda por poder sentir o Senhor Ogum, “Rei das Demandas”, e segurar sua Espada da Lei em nossas mãos…

Se você esforça-se para fazer sua reforma íntima antes de exigí-la dos outros.
Se você acredita no merecimento (não em milagres), na Lei, na Justiça, no carma, na reencarnação e na natureza como sendo a nossa força e o nosso Axé.

Se você acredita ser responsável pelos trabalhos realizados pelos Guias Espirituais diante de sua condição de intermediário entre nós e o plano superior e se busca o conhecimento.

Se você entende a Umbanda como religião com fundamentos, liturgias e doutrinas próprias e trabalha pela evolução e conscientização da “Religião Umbanda” diante de toda a sociedade mostrando como a Umbanda é linda, simples e poderosa.

Então você  realmente ama a Umbanda, afinal não se pode amar aquilo que não se conhece ou de que se envergonha. Mas se tudo isso e os fundamentos da Umbanda servem para trazer discórdia, desânimo, peso, dúvida, cansaço, obrigação… então, reavalie sua vida espiritual…

Vestir o branco é um orgulho

É ser filho de Oxalá, é ser puro de alma diante dos Orixás!"
 
Fonte: Site: Minha Umbanda

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sofredores, Eguns e Quiumbas


Li este post em um site e achei bem clara as definições entre espíritos sofredores, eguns e quimbas, vale a pena dar uma conferida!!!
 
SOFREDORES

São espíritos desencarnados que:
  • Caíram nos pólos negativos por suas próprias vibrações mentais e emocionais negativas, como o apego ao material ou ao ente querido ainda encarnado;
  • Sofrem por medo, pois muitas vezes não reconhecem seu estado de desencarnados, ou por dor. Em alguns casos, o desencarne foi rápido e doloroso, e não conseguem se livrar da sensação de dor e medo.
  • Geram apegos, dores, doenças, tristezas, depressão.
São espíritos que aceitam a doutrinação, a cura e o encaminhamento facilmente, sem nenhuma resistência, precisando somente de oportunidade. Não são maldosos conscientemente – prejudicam sim, mas por apego, não percebendo que os mais prejudicados são eles mesmos. Estão ainda na faixa vibratória neutra.

EGUNS

São espíritos desencarnados que:
  • Por vinganças pessoais que carregam em seus mentais por muitos anos, desde encarnações passadas, atacam seus “inimigos encarnados” de forma contínua. Às vezes estão sozinhos e atuam continuamente e especificamente até conseguirem seus objetivos. Outras vezes se unem a outros eguns formando um grupo de ‘egunguns’ que mantêm o propósito original: a destruição de determinada pessoa. Nesse caso a ação de encaminhamento é consideravelmente mais difícil, requer muito mais atenção e consciência, pois o tratamento é longo, e também porque proporciona o ‘sobe e desce’ na vida da pessoa atuada por eles.
  • Existe também aqueles espíritos que há muito tempo perderam sua consciência divina perante as leis da fé, do amor e da vida. Encontram-se completamente vazios e ocos em seus mentais, para eles nada mais importa… Esses espíritos vagam como zumbis e acabam sendo alvos fáceis para aqueles que lideram negativamente no baixo astral, ou seja, muitas vezes se tornam escravos de outros espíritos negativos com maior capacidade de domínio se tornando então vítimas.

Esses espíritos estão perdidos no tempo, muitas vezes soltos e sem nenhum entendimento sobre Lei de Ação e Reação ou da Lei Divina. A doutrinação é mais difícil, pois ficam localizados na sua grande maioria, “no meio” das setes faixas vibratórias (no caos).

QUIUMBAS

São espíritos desencarnados que:
  • São evoluídos e conscientes de seus poderes e capacidades negativas. São os grandes líderes do mal, muitas vezes são esses espíritos que são ativados na magia negra.
  • No entanto, o grande propósito desses espíritos é atacar médiuns e centros religiosos atingindo e envolvendo a fé das pessoas. Eles têm como propósito grandes destruições, afetam diretamente o mental do médium e em pouco tempo dominam a vida desta pessoa, levando-a a destruição total, principalmente espiritual. Essa capacidade de ataque mental somente os mais evoluídos conseguem atingir (mesmo que negativamente).
  • Vale ressaltar que algumas vezes os quiumbas desconhecem que são escravos dos grandes Magos Negros, espíritos que conquistaram seus tronos nas mais inferiores faixas e que possuem grandes exércitos.
Os quiumbas são espíritos localizados nas faixas vibratórias mais densas e negativas, sendo quase impossível sua doutrinação.