segunda-feira, 11 de junho de 2012

Amaci




O Amaci é um ritual umbandista pelo qual tanto os médiuns iniciantes quanto os mais antigos da corrente devem passar. A palavra “amaci” significa amaciar, tornar receptivo. Ele é o primeiro sacramento da Umbanda.

Há diferenças entre o amaci de um médium iniciante e o de um já batizado,experiente e coroado.Esse ritual tem como finalidade preparar o médium para receber as energias provenientes de sua mediunidade com equilíbrio e confirmar as entidades que regem a cabeça daquele médium. É, como o batismo,um ritual de iniciação, e os mesmos preceitos (anteriores e posteriores) descritos para um valem para outro.

Entretanto, não é o mesmo que batismo, já que este tem como finalidade purificar o corpo e preparar as energias que nele habitam. O batismo é o marco que dá início à nova jornada, uma opção da pessoa ou de seus pais (no caso de uma criança) para viver conforme as leis da religião, aceitando e querendo que a pessoa batizada aprenda a enxergar e a interpretar a luz da fonte criadora universal dos Orixás, dos Anjos, Guias e Entidades.

O amaci, por sua vez é destinado apenas aos filhos que já trabalham com sua mediunidade ou que já apresentam manifestações dela. Pode ser realizado tanto para acalmar essas manifestações, como para dar-lhes força. No caso das manifestações mediúnicas mais intensas e por vezes violentas(dada a pouca experiência do médium, sua falta de doutrina das entidades) o amaci serve como um pedido de misericórdia e, ao mesmo tempo como um ritual que força a energização e controle. 

Fonte: Orixás na Umbanda, Janaína Azevedo








Nenhum comentário: